Plano de Aula Final
I - IDENTIFICAÇÃO
Escola: Municipal Prof.ª Jarede Viana de Oliveira
Projeto: Poemas “Casas”
Disciplina: Língua
Portuguesa
Turma: 3º Ano
Data: 14/05/2018
Duração: 60 minutos
II - OBJETIVO:
-Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
-Ampliar a participação nas práticas sociais
por meio da interação com os pares através da oralidade, movimento corporal e
jogos de linguagem.
-Propiciar vivências que favoreçam a
utilização dos poemas como elementos sedutores à formação do leitor;
-Conhecer, analisar e produzir texto do gênero
estudado.
III – CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO: Tipos de Moradia
IV - DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO/ETAPA:
1ª etapa: Contação de
história – Os três porquinhos (com exibição de vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=r5DntDharI4); ao
assistirem ao vídeo ou ouvirem a leitura da história (anexo 6), perguntar: Em
relação às casas dos Três Porquinhos, o que puderam perceber? São iguais? São
feitas dos mesmos materiais? Existe alguma coisa comum entre as casas?
Conversar com as crianças sobre que materiais são necessários para a construção
de uma casa e onde se compra esses materiais.
2° etapa: Produção
de texto: escrever uma lista de materiais que usamos para construir
uma casa; Leitura da lista (anexo 7).
3ª etapa: Jogo de linguagem e Atividade: formar
palavras com sílabas (anexo 8)
V - MATERIAL DIDÁTICO NECESSÁRIO: Filme dos 3 porquinhos disponibilizado no
Youtube, Computador, atividades disponibilizadas pela professora para ser
aplicadas em sala de aula
VI - AVALIAÇÃO: O
processo de avaliação será contínuo no decorrer da aula, com foco nos seguintes
itens: desempenho, participação e trabalho em grupo.
VII – REFERÊNCIAS:
Os Três Porquinhos Disney. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=r5DntDharI4
>. Acesso em Maio de 2018.
ANEXO 6
Anexo 7
Anexo 8
Comentários
Postar um comentário